7 razões para sempre usar o protetor solar - Sejamos Básicas
beleza category image

7 razões para sempre usar o protetor solar

13 de abril de 2017 • Por Verena Oliveira

Mulher na praia com protetor solar nas costas observando o mar

Oi meus amores!

Hoje venho falar pra vocês sobre a importância do protetor solar e 7 razões para você incluí-lo na sua rotina. Eu sei que a vida é corrida e a preguiça muitas vezes nos domina, mas eu prometo que vale a pena!

Em 2014, o artista Thomas Leveritt  divulgou um vídeo intitulado “How the Sun Sees You” (“Como o Sol Te Vê”), onde ele mostra – com ajuda de uma lente ultravioleta – os danos causados pela exposição solar que não são vistos a olho nu e o que acontece com a pele quando as pessoas aplicam protetor solar. Vejam a seguir!

Só eu fiquei pasma ou mais alguém? Depois de ver esse vídeo eu juro que me esforço ainda mais pra não ter desculpas de passar o protetor!

Mas se o vídeo ainda não te convenceu de que a nossa pele precisa desse cuidado diário, aqui vão mais 7 razões para usar o protetor solar:

1. Previne o câncer de pele

Usar protetor solar diariamente diminui o risco de desenvolvimento de câncer de pele, inclusive melanoma. Os raios UVB têm maior incidência durante o verão, já os UVAs nos afetam todos os dias, independente da estação. Por isso, a utilização do protetor deve ser feita mesmo no inverno e em dias nublados, independente da cor e do tipo da sua pele. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o FPS mínimo indicado é 30 e o PPD (fator que protege contra os raios UVA) deve ter, no mínimo, metade do valor do FPS.

2. Previne o envelhecimento precoce

A exposição aos raios ultravioleta promove o fotoenvelhecimento. Os raios atingem as fibras de colágeno – as responsáveis pelo sustento da pele – e elastina, causando danos de envelhecimento precoce, incluindo rugas e manchas.

3. Ajuda a prevenir a insolação 

A combinação do protetor solar com um consumo regular de água não só te deixará hidratada, como também irá prevenir a insolação e os males que vem com ela, como: náusea, cãibras musculares e até mesmo dano cerebral caso não seja tratada propriamente.

4. Protege a pele mesmo em ambientes fechados

Sim, lâmpadas fluorescentes também emitem raios ultravioleta. Ou seja, mesmo no seu escritório ou na sua sala você não está completamente protegido e é aí que o protetor solar também ajuda.

5. Não atrapalha a maquiagem

Se você ama usar maquiagem e pensava nessa desculpa para não usar protetor solar, pode esquecer. Os protetores solares de hoje são desenvolvidos em uma textura super leve e não deixam resíduos, então mesmo que você possua uma pele oleosa e/ou usa maquiagem isso não será um problema. Há também a ótima opção de bases que já possuem fator de proteção, mas fique atenta para o mínimo de FPS recomendável e converse sempre com seu dermatologista sobre as melhores opções para você.

6. Os efeitos se acumulam durante os anos

Os efeitos da exposição solar se acumulam na sua pele desde os primeiros anos da sua vida. Ou seja, mesmo que hoje você não veja os efeitos do acúmulo na sua pele é importante o uso do protetor desde a infância. Dessa forma, você está melhorando não só a parte estética como também a sua saúde.

7. Não prejudica o bronzeado

Você ainda pode se bronzear e manter esse tom sem precisar ficar horas queimando no sol para pegar um bronzeado. Será um processo gradual, mas tenha paciência e aproveite sua praia/piscina/etc. sem se preocupar em estar prejudicando a sua saúde. Se quiser um efeito mais power, uma ótima opção pra te ajudar é o bronzer!

 

É muito importante adicionar que de acordo com especialistas, a vitamina D – essencial para a nossa saúde – é sintetizada pelo sol. Enquanto alguns sugerem a exposição ao Sol durante 15 a 20 minutos por dia, outros preferem aliar o protetor solar ao suplemento de cápsulas de vitamina D. Não deixe de conversar com o seu médico e/ou dermatologista para que encontrem a melhor solução pra você e para a sua saúde!

E então amores, gostaram?! Vocês usam protetor solar? Em breve tem post dos meus protetores preferidos para pele oleosa, fiquem ligadas!

Deixem as opiniões de vocês,

Beijo grande!



Sejamos Básicas - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2017